APOIE A CIÊNCIA INDÍGENA ANCESTRAL
APOIE A CIÊNCIA INDÍGENA ANCESTRAL
UM CHAMADO DA FLORESTA HUNI KUIN PARA QUE CONTINUE A TRADIÇÃO DOS ANTIGOS
Baixe a apresentação e saiba mais:
As portas da Aldeia Coração da Floresta estão abertas para quem quiser apoiar a construção do CENTRO SHENIPABU IKA NAI BAI, sua missão de preservar a sabedoria originária, fortalecer a nova geração de mulheres, atualizar e continuar a produção científica do povo Huni Kuin e compartilhar a medicina tradicional da floresta de forma sem fronteiras com quem possuir a necessidade, guardada por Dua Buse Manoel Vandique Kaxinawa e Una Shubu Hiwea - Escola Viva, a anciã Nete Tereza Domingos Kaxinawa e Una Shubu Yube Xinã Kuin - Escola de Tecelagem Sorte da Jibóia.
Dua Buse na Kupixawa da Aldeia Coração da Floresta, DEZ22.
"Chegou a hora de compartilhar o que estava guardado comigo todo esse tempo... Para continuar nossa ciência, tenho que deixar uma herança para meu povo, aplicar toda tradição do povo Huni Kuin de antigamente, "shenipabu". Dentro da Una Shubu Hiwea - Escola Viva estou lembrando de fazer tudo isso com minha cultura, tudo que estava guardado.
SHENIPABU IKA NAI BAI está fazendo isso, traduzindo tudo para que aprendam e continuem."
- Dua Buse, ancião de 90 anos, liderança, pesquisador, difusor e professor dos saberes tradicionais do povo Huni Kuin, fundador do projeto Una Shubu Hiwea.
Imersões: individuais ou em grupo, de estudo de cantos, histórias, conhecimentos tradicionais (artesanato, rituais, batismos, sonhos, etc…), medicinais nativas, e diversas ciências;
Tratamentos específicos: com medicinas nativas e dietas de cura ou aprofundamento espiritual na tradição Huni Kuin;
Compartilhamento de saberes: a distância através de encontros online ou acesso a conteúdo remoto.
Impacto direto na vida de mais de 50 Huni Kuin moradores da aldeia Coração da Floresta, casa de Dua Buse e sua família, que irão trabalhar no CENTRO SHENIPABU IKA NAI BAI, permitindo a continuação da ciência originária, sustentação do projeto Una Shubu Hiwea - Escola Viva, criação de novos projetos que irão sustentar a transmissão dos saberes antigos, o Shenipabu Beya Kuin ("tradição dos antigos"), cuidar de visitantes, equipes de pesquisa e estudantes, da floresta Huni Kuin e de todo o mundo, buscando aprender ou se tratar com os saberes e as medicinas disponíveis nas instalações do centro;
Oportunidades de melhoria de saúde, educação e trabalho para mais de 2.400 Huni Kuin vizinhos na Terra Indígena Alto Rio Jordão, parentes de Dua Buse, que poderão participar de projetos e das atividades do centro, receber e aprender sobre as medicinas e tratamentos ensinados na Escola Viva, resgatar, preservar e continuar os saberes ancestrais e sua pesquisa em suas aldeias;
Benefícios que alcançam mais de 4.000 Huni Kuin habitantes da região do Jordão, mais de 13.000 Huni Kuin em geral, etnias pertencentes ao grupo linguístico Pano e pessoas de todos os povos mundo afora interessadas em aprender os conhecimentos antigos dos shenipabu ("os antigos"), suas descobertas científicas, medicinas e tratamentos através das instalações e atividades do centro.
Baixe a apresentação e saiba mais:
No tempo das origens, Shenipabu Ika Nai Bai abriu caminho para o povo Huni Kuin continuar sua cultura. Hoje, o caminho antigo buscar criar uma ponte para que a ciência originária seja preservada e atualizada a partir dessa raiz ancestral.
Um centro dedicado a continuação e atualizaçao da ciência antiga, a cura do presente e lar de uma comunidade, situado na profunda Floresta Amazônica e coordenado por Dua Buse Manoel Vandique Kaxinawa, fundador do projeto Una Shubu Hiwea - Escola Viva".
APOIE A CIÊNCIA INDÍGENA ANCESTRAL
Na profunda Floresta Amazônica, no Alto Rio Jordão, um centro dedicado a pesquisa do Shenipabu Beya Kuin ("tradição dos antigos"), cura de pacientes através das medicinas nativas e encontro entre a raiz do povo Huni Kuin, viva em Dua Buse e sua família, e as pessoas de todos os povos interessadas em preservar e continuar a ciência ancestral originária.
Um projeto para apoiar a preservação cultural indígena Huni Kuin, passada adiante de forma sucessória e oral até a geração de Dua Buse, e continuar o trabalho de Una Shubu Hiwea - Escola Viva, fundada por Dua Buse, para aprofundar a pesquisa iniciada pelos shenipabu ("povo antigo") e atualiza-la, seguindo o trabalho pioneiro de publicação de material científico em diversas mídias e atualizaçao da ciência para o tempo atual, Xinã Bena (Novo Tempo).
Sede de Una Shubu Hiwea - Escola Viva e Una Shubu Yube Xinã Kuin - Escola de Tecelagem Sorte da Jibóia, duas importantes instituições culturais do povo Huni Kuin, conduzidas pelo casal de anciões da aldeia Coração da Floresta.
SHENIPABU IKA NAI BAI soma com infraestrutura na continuidade dos dois projetos de preservação de legado cultural de toda a nação Huni Kuin, e fortalecimento comunitário da população do Rio Jordão.
Baixe a nossa apresentação e saiba mais: