UNA SHUBU HIWEA
UNA SHUBU HIWEA
UNA SHUBU HIWEA KAYAWARÃ
Nos últimos anos Dua Buse tem sido responsável por coordenar o projeto chamado Una Shubu Hiwea cuja missão é preservar, proteger e favorecer a transmissão dos saberes e conhecimentos tradicionais e contemporâneos do povo Huni Kuin através de iniciativas enraizadas nos valores ancestrais de seu povo e voltadas à consolidação de sua autonomia étnica, cultural, espiritual, econômica e territorial. A “Escola Viva” combina as formas tradicionais de transmissão de conhecimentos do povo Huni Kuin que se dão de forma vivencial, iniciática e ritual com formas modernas e uso de tecnologias de outras culturas, como a publicação de livros e obras audiovisuais.
Também cuida e ensina as mais de 400 pessoas que convive na comunidade da Terra Indígena Kaxinawá do Alto Rio Jordão, atuando como mestre tradicional iniciado na ciência espiritual do povo Huni Kuin, responsável por ministrar rituais e tratar pacientes com medicina tradicional, e professor, conhecedor da cultura, transmitindo as diversas ciências que caracterizam o modo de vida Huni Kuin e permitem harmonia comunitária, social, ambiental e psíquica para o Huni Kuin no tempo atual.
É sonho de Dua Buse registrar a voz e o estudo dos cantos, histórias e conhecimentos tradicionais, muitos dos quais é o último guardião vivo, sendo eles 40 huni meka (cantos de Nixi Pae), 56 pakari (cantos ritualísticos), 42 katxanawa (cantos de legumes), 95 shenipabu miyui (histórias dos antigos).
Suas próximas obras, já em desenvolvimento, Shenipabu Beya Kuin - Huni Meka (Cantos de Nixi Pae dos Antigos) e Shenipabu Ika Nai Bai (Ciencia dos Antigos), contemplam 2 volumes de livros escritos em Hãtxa kuin e português, além de 2 álbuns digitais de cantos gravados exclusivamente em Hãtxa kuin, com transcrição e tradução dos cantos, contos, ciências dos shenipabu (povo de antigamente), e comentários especificando as situações em que são cabíveis, junto de histórias que acompanham sua origem, da forma como Dua Buse recebeu de seus ancestrais diretos.
Além de simplesmente preservar o patrimônio cultural de seu povo, também é parte de sua "pesquisa viva" Shenipabu Ika Nai Bai a pioneira iniciativa de alterar palavras incorporadas aos cantos e histórias tradicionais a partir da segunda geração de Huni Kuin que eram consideradas como palavras impróprias para os shenipabu ("povo antigo"), não podendo serem ditas nas dietas espirituais e que, de forma que as novas versões propostas nesta e outras publicações se aproximem do caminho antigo e melhore a vida das novas gerações que praticarem a ciência.
Dua Buse e sua família são considerados guardiões dos saberes do uso de medicinas nativas para tratamento de diversos sintomas, conhecendo cerca de 178 categorias de sintomas e mais de 500 espécies de medicinas nativas da floresta, com grande parte da pesquisa já publicada em Una Hiwea (2013 UFMG), Una Isi Kayawá (2014 JBRJ e Dantes Editora) e Una Shubu Hiwea (Itaú Cultural e Dantes Editora 2017). Desde cedo em sua vida tem cuidado da saúde da sua família, auxiliado no tratamento de diversos parentes e visitantes de outros povos em busca de solução com Isi Kayawá ("medicina tradicional").
O Centro Shenipabu Ika Nai Bai tem o objetivo de receber quem precisa se consultar e ser cuidado pela família de Dua Buse. Com sua estruturação, se configura importante polo para atender a comunidade do Alto Rio Jordão e trazer importantes melhorias de vida para o povo Huni Kuin.
Baixe a nossa apresentação e saiba mais: