O CENTRO
O CENTRO
CONHEÇA O CORAÇAO DA FLORESTA HUNI KUIN
Na divisa entre a Floresta Amazônica brasileira e peruana, a maior etnia indígena do estado do Acre, que contabiliza mais de 13.000 pessoas distribuídas por 12 terras indígenas em mais de 100 aldeias.
Pertencentes ao grupo Pano, composto por mais de 13 etnias, o povo Huni Kuin é um dos povos cujo contato com o mundo Ocidental foi recente e conseguiu resistir e preservar sua língua, sua cultura ancestral, que vive e toca cada vez mais pessoas ao redor do mundo através do colorido de sua arte, da beleza de seus cantos e da sua medicina tradicional presente nas cerimônias nativas amplamente difundidas hoje em dia.
Situada no sudoeste do Estado do Acre, localizada no alto Rio Jordão e oficialmente demarcada e reconhecida como “Terra Indígena Alto Rio Jordão”, uma das três Terras Indígenas Huni Kuin localizadas no município do Jordão, a Aldeia Shane Ni Huinti (Coração da Floresta) é habitada por 50 pessoas que compõe 12 famílias, todas pertencentes a grande família de Dua Buse.
Durante o ano de 2022, após uma campanha de financiamento coletivo para arcar com tratamentos emergenciais de saúde de Dua Buse, a aldeia expandiu suas instalações e com o apoio da APOTI possui hoje infraestrutura de água e 2 placas solares com fornecimento mínimo de energia elétrica.
Na aldeia existem hoje três Parques de Medicina com 21 canteiros e mais de 750 pés de medicinas de 32 espécies diferentes, plantados e cuidados por Dua Buse, que fazem parte do estudo e pesquisa da ciência tradicional dos shenipabu ("povo antigo"), e um Kupixawa, onde ensina sua comunidade.
Com a construção de estrutura essencial - hospedaria, cozinha e refeitório; nova sede Escola Viva - Kupixawa Una Shubu Hiwea; Escola de Tecelagem Sorte da Jibóia- Una Shubu Yube Xinã Kuin e a aquisição de um barco equipado, a aldeia Coração da Floresta se torna apta a receber visitantes de outras aldeias e de todo o mundo para tratamentos, pesquisa e trabalho com o Centro Shenipabu Ika Nai Bai.
Baixe a nossa apresentação e saiba mais: